Atendimento: (22) 3051-4719

    Redes Sociais

Plasticidade neuronal e psicoterapia

Por Webtra Tecnologia em 8/01/2013 arquivado na categoria Blog

Todos nascemos com uma carga genética…

Contudo, a genética não pode ser considerada como destino obrigatório e sim como potencial, tendência e possibilidade.

Pesquisas da neurociência demonstram que o sistema nervoso é extremamente flexível e plástico. Nossos neurônios possuem a capacidade de estabelecer conexões entre si quando recebem estímulos advindos do ambiente externo ou do próprio organismo. Isso ocorre o tempo todo e durante toda a vida…

Com isso, a forma como a genética vai ser expressar em cada indivíduo depende da interação desta com o meio ambiente desde os primeiros momentos de vida. Desta interação resultam diferentes conexões cerebrais que são responsáveis pelas características de nossa personalidade, do modo de agir e se relacionar.

Não tem idade para a plasticidade se colocar em ação, sendo possível interferir na expressão da nossa carga genética em todas as etapas da vida. Infância, adolescência, juventude, fase adulta, envelhecimento…

Ao possibilitar a ressignificação das experiências passadas através de uma nova interpretação para as mesmas , a psicoterapia favorece a emergência de novas redes de conexões neurais.

Como resultado temos a reestruturação da representação interna da pessoa como um todo, modificando a forma como o indivíduo se relaciona consigo mesmo, com o mundo e com os outros.

A compreensão desta capacidade do ser humano permite-nos interferir conscientemente na expressão da nossa carga genética, proporcionando mais qualidade de vida e longevidade.