Atendimento: (22) 3051-4719

    Redes Sociais

Estressado? Vire o jogo a seu favor!

Por Webtra Tecnologia em 8/01/2013 arquivado na categoria Blog

O estresse tem função fundamental na manutenção ou deteriorização da saúde.

O estresse é uma resposta geral do organismo aos fatores estressantes que estão presentes em tudo o que fazemos durante toda a nossa vida. Esses agressores podem ser físicos, químicos, biológicos ou emocionais.

O estresse vai numa progressão, sendo muito nocivo quando ultrapassa os níveis habituais e torna-se crônico.

Inicialmente ocorre a liberação de adrenalina, promovendo várias modificações fisiológicas que preparam o organismo para uma reação de defesa. O indivíduo fica em um estado de alerta, como se a qualquer momento fosse precisar reagir com rapidez.

Caso o indivíduo não faça alguma modificação em sua rotina ou na forma de se relacionar e reagir aos estressores, o estresse pode evolui para um estado de exaustão e esgotamento.

Sendo o estresse contínuo, ligado a fatores externos, como pressão no trabalho, seja ligado a fatores internos, normalmente associados a conflitos emocionais ou traumas, torna-se um gatilho que dispara um funcionamento disfuncional do organismo.

Nesse estado de esgotamento orgânico estamos sujeitos ao desenvolvimento de todos os tipos de doenças. Isso porque o estresse e estados emocionais relacionados a ele contribuem significativamente para a redução da atuação do sistema imunológico, minando as defesas naturais do organismo.

Vários problemas de saúde como elevação da pressão arterial, problemas estomacais, cardíacos e dermatológicos, ansiedade, depressão, insegurança, sensação de “estar doente” e dificuldades de relacionamento podem ser decorrentes do estresse excessivo em que a pessoa está vivendo no momento ou viveu anteriormente.

Não é possível eliminar o estresse da nossa vida, mas é possível controlar e minimizar suas consequências.

Vire o jogo, viva mais, viva bem!