Redes Sociais

A arte de escutar…

Por Webtra Tecnologia em 17/11/2012 arquivado na categoria Blog

“Conheça todas as teorias, domine todas as técnicas, mas ao tocar uma alma humana, seja apenas outra alma humana.” Carl Jung

Sempre me vem a lembrança das minhas aulas no curso de Psicologia quando um querido professor dizia que para atender na clínica devíamos ir ao encontro do cliente sem que a teoria aprendida estivesse diante de nós de forma a se interpor entre essas duas pessoas que ali se encontravam…

Continuava dizendo que a teoria deveria servir como um pano de fundo, jamais ocupando o primeiro plano. Nunca me esquecerei de palavras tão sábias…

Para conseguirmos de fato perceber e escutar o sujeito que se encontra diante de nós primeiramente é necessário reconhecer que este outro é um ser humano e que como tal tem uma experiência que é única e singular.

Impossível, pois, emoldurá-lo, encaixá-lo… Parece óbvio, mas não o é…

A habilidade em se colocar diante deste outro humano desprovido de pré conceitos, julgamentos, críticas é algo que exige a capacidade em se interessar profundamente pelas experiências deste outro e a capacidade em se apaixonar e por que não amar o existir humano!

Tenho recebido algumas contribuições de amigos….

Essa em especial me tocou… Compartilho então com vocês!

Belíssima descrição de ESCUTAR…

“Escutar é um ato de autoconhecimento e reflexão contínua sobre as próprias fantasias, medos, emoções, amores e desamores.

Escutar é desprendimento de si.

Na escuta, o sujeito dispõe-se a conhecer aquilo que talvez esteja muito distante de sua experiência de vida e, por isso, exige grande esforço para compreender e ser capaz de oferecer ajuda, ou melhor, trocar experiências.”

(Manual do Pré Natal e Puerpério, Ministério da Saúde)

Ananda de Moura Resende
Psicóloga
Telefone: (22) 9828-2052