Viver Bem no trabalho, com você mesmo, com sua família e com o mundo!

Psicoterapia familiar e casal

dOG-FAM“O encontro de duas personalidades é como o contato de duas substâncias químicas. Se houver reação, ambas se transformam.”

Carl Jung

Estabilidade ou equilíbrio do sistema familiar não significam necessariamente um ambiente saudável. É apenas uma forma de interação que permite a sobrevivência da família. A família pode equilibrar-se em torno de padrões disfuncionais.

Há muitos fatores que podem levar um casal ou uma família a procurar a terapia familiar. Problemas de comunicação, dificuldade em resolver conflitos, insatisfação na área sexual, dificuldades específicas, brigas exageradas, ciúmes excessivos, ambiente emocional tenso, falta de consenso com relação às regras e limites na educação dos filhos.

Um dos objetivos da intervenção terapêutica é diminuir a tensão e criar um ambiente seguro, mantendo a estabilidade emocional face às mudanças.

Em uma família seus membros são interdependentes. Cada um influência e é influenciado pelo outro, sendo que o “adoecer” psíquico se insere em um contexto sistêmico, em um sistema de relações sociais.

É fundamental priorizar o trabalho direto e efetivo com as necessidades da família e do meio ambiente, percebendo seus padrões de interação, de comunicação ao invés de somente se ater às dificuldades de ordem intra-psíquica individuais.

O acompanhamento familiar é realizado respeitando a privacidade da família, procurando ampliar o conhecimento da interação familiar e de suas consequências. O objetivo é traçar e desenvolver ações reflexivas e práticas que contribuam para uma melhor qualidade de vida para cada um, e responder dentro do possível às suas necessidades afetivas, biológicas, educacionais e sociais.

Os relacionamentos não sobrevivem de forma saudável a não ser que se invista tempo e esforço no seu cuidado.

Tags:

Por: Ananda de Moura Resende

Psicóloga CRP 05/35813 Coordenadora Caps Ad Macaé Diretora/Responsável Técnica Viver Bem Espaço Terapêutico

Ananda Moura Resende

Ananda Moura Resende

Psicóloga CRP 05/35813
Coordenadora Caps Ad Macaé
Diretora/Responsável Técnica
Viver Bem Espaço Terapêutico

Localização

Rua Coronel Sizenando, 307

Visconde de Araújo

Macaé - RJ

Contatos

Telefone: (22) 3051-4719

Urgência: (22) 9839-9825

contato@viverbemconsultoria.com

Viver Bem 2013 - A cópia não autorizada do conteúdo deste site sem a permissão do autor é uma prática ilegal previsto no código penal.

Visnet - Soluções para Internet